Rocha

Rocha

Mecânico chefe na Twins Bike em Pomerode, mais de 32 anos de experiência com passagens como mecânico da seleção brasileira de Mountain Bike, formação nas principais marcas do segmento.

Você verifica sua bike regularmente?

“Verifique sua bicicleta regularmente”

Ou deixe para o seu mecânico de confiança, fazer isso por você. A Shimano por exemplo, recomenda fazer a manutenção da sua bicicleta pelo menos uma vez por ano para garantir o melhor desempenho. 

Pequenas dicas para sempre ficar atento na sua MTB:

Dica nº 1: limpeza

Limpar a bicicleta após cada uso é uma parte importante de sua manutenção. Especialmente depois de pedais e corridas com muita lama, é melhor não esperar muito para fazê-lo. Certifique-se de limpar com cuidado entre os elos da corrente.

Mas vale lembrar como fazer isso, tomando cuidado com seu equipamento! Veja vídeo abaixo onde explicamos resumidamente para você.

Dica 2: Verificar as pastilhas de freio

O Freio parte principal de uma bicicleta para manter sua segurança durante um pedal ou competição, por isso muita atenção.

Pastilhas de freio: verifique o desgaste e se o freio está funcionando corretamente. Limpe cuidadosamente as pastilhas de freio, retirando-as do pistão do seu freio e utilizando uma lixa, para retirar as impurezas da pastilha. Também verifique o estado do seu disco de freio, a espessura e realize a limpeza com produto apropriado (muito cuidado para não passar óleo ou derivados de petróleo). Isso aumentará a vida útil de ambos os componentes.

Dica nº 3: verificando parafusos

Verifique periodicamente o aperto dos parafusos. Se apresentarem sinais de ferrugem, indico substituí-los. Lubrifique-os regularmente com lubrificantes ou silicone spray para evitar a corrosão.

Vale lembrar do uso de torquímetro para não exceder no aperto dos parafusos e acabar quebrando algo.

Dica nº 4: Verificar a corrente, cassete e coroas

Conforme for sua intensidade de treinos, procure controlar através do seu APP ou Planilhas de Treinos a quilometragem pedalada, para que possa saber o momento certo de trocar ou mesmo fazer o rodízio da corrente. Caso não tenha a ferramenta para medir a corrente em casa, aproveite a ida ou volta do pedal para passar na loja de sua preferência e peça para o mecânico fazer a medição e lhe sugerir da troca ou não da correte/cassete. Não se esqueça de verificar se há sinais de desgaste nos cabos e substituí-los conforme for apropriado.

Gostou? Deixe suas duvidas nos comentários que vamos trazer muitos outros conteúdos pra você.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn