Regulamento Ultra Desafio dos Rochas 2022

1. A prova 

 Ultra Desafio dos Rochas (Stage Race) é uma ultramaratona de mountain bike disputada em etapas composta por equipes de um ou dois ciclistas, amadores ou profissionais. As duplas têm que correr juntos por toda a distância cuidando de si e seus equipamentos.  

Serão seguidos o regulamento e normas disciplinares do bom senso e cordialidade, respeitando as restrições impostas pela pandemia de COVID-19, estaremos também seguindo rígidos protocolos sanitários, conforme protocolos vigentes no período.  

A responsabilidade TAMBÉM é de cada atleta participante. 

2. Roteiro de prova  

O roteiro de prova passará por todo o tipo de via, como estradas de terra, trilhas naturais, riachos, propriedades particulares e estradas pavimentadas em vias públicas urbanas, exigindo total atenção dos atletas prevalecendo às leis de trânsito quando em vias públicas e o uso do bom senso para o bom andamento da prova. A organização da prova poderá alterar o percurso da prova, sem aviso prévio, por questões de segurança ou de força maior. 

 

3. Percursos e Etapas  

3.1 Os ciclistas devem completar o percurso total e a distância de todas as etapas, incluindo o prólogo. Em Caso de não comparecer ao prólogo o atleta será penalizado, sendo considerado o tempo do último atleta da categoria, com acréscimo de 15 minutos para a soma do tempo final de classificação. 

3.2 Somente os ciclistas que completarem todas as etapas dentro do tempo máximo de cada etapa serão considerados FINALISTAS (FINISHERS). 

3.3 A distância real da corrida e de cada etapa pode variar com relação à distância publicada e/ou informada pela organização. 

3.4 O ciclista deve sempre seguir o trajeto oficial, conforme sinalização horizontal e vertical e obedecer às instruções dos Agentes de Trânsito, Policiais Militares ou staffs, não poderá tomar quaisquer atalhos ou outra vantagem de natureza semelhante contra seus concorrentes, ainda sendo a responsabilidade de cada participante acompanhar o trajeto oficial.  

3.5 Os ciclistas que saírem do percurso pré-estabelecido por qualquer motivo devem retornar ao mesmo ponto por onde saíram. 

3.6 Qualquer caminhada, corrida ou pedalada por um ciclista que seja realizada sem a intenção de reencontrar ou retornar para o percurso oficial, não são permitidas.  

3.7 Nenhum ciclista deve invadir ou ultrapassar áreas e/ou terrenos que não são abertos ao público para o mountain bike, mesmo tendo feito parte do percurso da prova em edições anteriores. Nenhum ciclista pode distribuir qualquer coordenada de GPS do percurso durante a realização da prova.  

3.8 O trajeto é totalmente sinalizado, na forma vertical com fitas, Placas, faixas (exemplo abaixo), e na forma horizontal com cal.   

3.9 A prova não terá uso exclusivo de quaisquer vias públicas ou privada durante todo o roteiro de prova. Todos os regulamentos de trânsito regulares devem ser observados em todos os momentos durante a realização da prova. (No Brasil dirige-se no lado DIREITO da estrada!) O não cumprimento das regras acima eximirão a organização do Desafio dos Rochas de quaisquer responsabilidades sobre acidente ou dano causado ao patrimônio público ou privado incluindo danos morais eventualmente causados ou reclamados pelos participantes ou a terceiros. Recaindo sobre o causador a responsabilidade dos danos, custos e das ações cabíveis. Instruções de Agentes de Trânsito, Policiais Militares e Staffs devem ser rigorosamente respeitadas.  

 

4. Prólogo 

4.1 Uma das etapas da Ultra Desafio dos Rochas é o prólogo em equipe e solo. A participação no prólogo é importante para todas as equipes e atletas da categoria solo. O tempo do prólogo conta para o tempo total na classificação geral.  

4.2 Cada equipe/atleta receberá a informação da sua hora de largada pré-estabelecida pela organização e fixada no mural de informações. É de responsabilidade do ciclista conhecer seu horário de largada.  

4.3 Os ciclistas devem estar alinhados no portão de largada pelo menos 15 minutos antes da hora prevista para largar.  

4.4 As duplas deverão largar juntas, será apenas aceito a largada individual para as categorias solo. 

4.5 Se uma equipe/atleta perde sua hora de largada no prólogo, poderá largar somente após terminada a última bateria de largada.   

4.6 O tempo máximo do prólogo é medido individualmente para cada equipe, começando na sua hora de largada.  

4.7 Caso alguma equipe ou ciclista não termine no tempo máximo da etapa a equipe será classificada como “ciclista placa amarela”.  

4.8 Os organizadores podem autorizar o reconhecimento do percurso. Não serão permitidos ciclistas na pista fora dos horários estipulados pela organização.  

4.9 Todas as regras de corrida restantes são igualmente aplicáveis ao prólogo. 

4.10 As largadas serão realizadas para as duplas de 2 em 2 duplas e para o solo de 4 em 4 atletas.  

 

5. Início das Etapas 
 5.1 O portão de largada abre 30 minutos antes do horário de largada estipulado pela organização.  

5.2 Serão definidos portões de largada de acordo com a classificação geral na corrida. Os organizadores podem, ainda, atribuir critérios próprios para cada portão de largada. Caso os horários de início escalonados forem alterados, a regra para qualquer referência será a hora de largada de cada equipe.  

5.3 Os portões de largada serão fechados, rigorosamente, 5 minutos antes do horário oficial de início da etapa. As equipes que chegarem atrasadas devem largar no final da fila.  

5.4 Os atletas devem entrar no seu respectivo portão com os dois integrantes da equipe. Uma vez dentro do portão de largada não é permitido sua saída. 

 

6.Categoria Duplas 

6.1 Os Ciclistas devem andar com seu companheiro de equipe (quando disputada em duplas) em todos os momentos, e devem permanecer dentro do tempo de separação máxima permitida, ou seja, 2 minutos. 

6.2 A separação dos ciclistas pode ser medida no início e no final de cada etapa e em vários pontos de controle designados durante o estágio, mas também pode ser executada a qualquer momento durante a corrida. 

6.3 A separação dos ciclistas pode ser medida mais de uma vez durante toda a prova, e penalidades podem ser aplicadas a cada ocorrência de separação entre eles fora do limite de tempo permitido durante um estágio. Para 1ª penalidade acréscimo de +30min no tempo total de prova da dupla, 2ª penalidade acréscimo de 1hr no tempo total de prova da dupla e 3ª penalidade desclassificação da dupla. 

6.4 Qualquer ciclista pode receber ajuda física de seu parceiro de equipe. Para fins deste regulamento, “assistência física” pode ser: a partilha de água e alimentação, a troca de peças de bicicletas e acessórios (não incluindo a troca de quadros de bicicleta), a assistência com manutenção e reparo, e/ou empurrando e/ou rebocando por contato físico apenas. 

6.5 O reboque entre ciclistas, por meio dispositivos mecânicos não é permitido. 

6.6 O ciclista está autorizado a “voltar para trás” na rota, em qualquer momento, a fim de reunir-se com seu/sua companheiro/a ou a fim de alcançar a zona mais próxima de suporte técnico (se aplicável), desde que ele/ela não ponha em risco qualquer outro atleta ao fazê-lo. 

6.7 Nenhuma equipe pode receber ajuda física de qualquer outro ciclista que não seja a sua dupla.  

6.8 Para somatória de tempo nas etapas o tempo a ser levado em conta será do segundo atleta da dupla. 

 

7. Categorias  

7.1 A idade mínima de participação é de 19 anos completos até 31 de dezembro do ano em que a corrida acontece. 

7.2 Categorias Duplas:   

  • Dupla Masculina – 19 ANOS OU MAIS – CATEGORIA ÚNICA 
  • Dupla Mista – 1 HOMEM E 1 MULHER, IDADE MINÍMA 19 ANOS 
  • Dupla Feminina – 19 ANOS OU MAIS – CATEGORIA ÚNICA 
  • Dupla Master Masculina – AMBOS ATLETAS COM IDADE ACIMA DE 30 ANOS 
  • Dupla Grand Master Masculina – AMBOS ATLETAS COM IDADE ACIMA DE 40 ANOS 

7.3 Categorias Solo: 

  • Solo Masculina – 19 ANOS OU MAIS 
  • Solo Masculina Master – Atleta deverá ter mínimo 40 anos 
  • Solo Feminina – 19 ANOS OU MAIS – CATEGORIA ÚNICA 
  • Solo E-Bike – 19 ANOS OU MAIS – CATEGORIA ÚNICA 

 

8. Atestado Médico 

8.1 Os ciclistas só terão suas inscrições confirmadas após a apresentação do atestado médico assinado, autorizando a participação do ciclista em corridas de resistência dessa natureza no momento do credenciamento do atleta na prova, realizado na arena Ultra Desafio dos Rochas. Tal documento ORIGINAL deverá ser entregue no momento da retirada do kit, caso não seja feita a entrega a inscrição é cancelada sem qualquer ônus ao organizador. 

8.2 Os ciclistas devem assinar o Termo de Responsabilidade, disponível on-line e entregá-lo no momento do credenciamento, responsabilizando-se pela sua participação, dando ciência do seu teor. 

8.3 Os organizadores da corrida reservam-se o direito de impedir que um ciclista continue a corrida ao receber conselho médico. Essa decisão é final e não cabe recurso. 

 

9. Bicicleta 

9.1 Somente bicicletas de mountain bike em boas condições e “prontas para competir” serão permitidas na largada de cada etapa.  

9.2 Para efeitos da regra 9.1, “prontas para competir” significa:  

9.2.1 A placa frontal com número de inscrição deve estar seguramente fixada e visível.  

9.2.2 A placa deve ser fixada de acordo com as instruções recebidas no registro da prova.  

9.2.3 As extremidades e extensões do guidão devem estar unidas e não podem ter arestas irregulares ou cortantes. A utilização de tri-bar e rodas laminadas não serão permitidos.  

9.2.4 As bicicletas só podem ser propulsionadas por correntes e pela ação mecânica das pernas do ciclista, sem qualquer assistência elétrica. Exceto na categoria E-Bike, com limite de auxílio elétrico de 25km/h  

9.3 Cada ciclista é responsável pela manutenção de sua bicicleta.  

9.4 Os ciclistas são obrigados a completar a distância total da etapa dentro do tempo máximo determinado pela organização. O tempo gasto em manutenção e/ou reparo não será descontado do tempo máximo da etapa. 

 

10. Capacete e Vestuário 

10.1 O ciclista deve usar o capacete afivelado durante toda a etapa percorrida. 

10.2 Os capacetes devem respeitar as normas e padrões estabelecidos pela “ANSI” internacional.   

10.3 Traje apropriado, incluindo luva de proteção, camiseta e bermuda adequada a modalidade, que devem ser utilizados em todos os momentos do trajeto.  

10.4 Ambos integrantes da equipe devem utilizar a camisa de ciclismo idênticas em todas as etapas. Camisa Ciclismo sem mangas não são permitidas 

 

11. Identificação do Ciclista 

11.1 Ambos ciclistas de uma equipe devem exibir os números de corrida a todo tempo.  

11.2 O numeral da bicicleta deve manter-se firmemente fixado na parte dianteira da bicicleta e não pode ser obstruído por cabos ou outros itens.   

11.3 Nenhum dos logotipos dos patrocinadores oficiais da Ultra Desafio dos Rochas podem ser removidos da placa com numeral e/ou escondidos por qualquer motivo.  

11.4 A placa com numeral não pode ser manipulada de nenhum jeito, seja cortando, aparando, removendo e/ou colando adesivos.   

11.5 Todos os vencedores das etapas e demais atletas, devem estar presentes na cerimônia de premiação diária que ocorre no jantar.  

11.6 O número de identificação frontal será o identificador do atleta tanto físico como digital, pois nele consta o chip de identificação e controle de tempo. 

 

12. Inscrição 

12.1 As inscrições serão feitas pela Internet através do site do evento. A inscrição no 1º ULTRA DESAFIO DOS ROCHAS – RIO NEGRINHO, edição 2022 é pessoal e intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra, em qualquer situação. 

12.2 O participante que ceder seu número para outra será responsável por qualquer acidente ou dano que esta pessoa venha sofrer ou provocar, eximindo a organização de qualquer responsabilidade sobre o mesmo.  

12.3 Cada inscrição inclui  

12.3.1 – 1 Barraca individual identificada com o seu hospede, 1 ponto de energia, 1 colchão por atleta na Arena Ultra Desafio dos Rochas, duas noites, começando na noite de sexta-feira dia 18 e sábado dia 19 de fevereiro. (necessário trazer seu travesseiro, cobertor e lençol). 

12.3.2 – 2 Café-da-manhã na Arena Ultra Desafio dos Rochas dia 19 e 20 de fevereiro. 

12.3.3 – 3 Almoço na Arena Ultra Desafio dos Rochas, começando sexta-feira dia 18, sábado dia 19, e domingo dia 20 na festa de encerramento.   

12.3.4 – 2 Jantar na Arena Ultra Desafio dos Rochas, na noite de sexta, dia 18 e sábado dia 19 de fevereiro.  

12.3.5 Pontos de hidratação e alimentação durante todo o percurso da prova.  

12.3.6 Guarda bike noturno com segurança.  

12.3.7 Seguro Atleta 

12.3.8 Segurança privada na Arena.  

12.3.9 Suporte Neutro na Arena.  

12.3.10 Camiseta alusiva ao evento.  

12.3.11 3 Meias Ultra Desafio dos Rochas.  

12.3.12 Camisa de Ciclismo do evento.  

12.3.13 Prêmios em produto de parceiros aos 3 primeiros colocados de cada categoria diários no final de cada etapa.  

12.3.14 Medalha de participação Ultra Desafio dos Rochas. 

12.3.15 Serviço de fotografia (as fotos dos competidores podem ser compradas após o evento diretamente com a TRILHASBR).  

12.3.16 Festa de encerramento. 

12.3.17 A organização do Ultra Desafio dos Rochas, será responsável pelo fornecimento de todas as refeições. Todas as bebidas (alcoólicas e refrigerantes) serão por conta do participante e podem ser compradas no bar do restaurante.  

12.3.18 Pontos de Apoio no percurso das etapas 2 e 3, que serão informadas no briefing aos atletas. Cada ponto de hidratação serve água gelada, isotônico, Coca-Cola, melancia e banana.   

12.3.19 Serviço Médico com 1 unidade de UTI móvel, 2 ambulâncias de transporte, 1 ambulatório com pronto atendimento antes e depois de cada etapa para o tratamento de feridas, lesões, etc.  

12.3.20 Incluso no kit, Teste Covid-19 para todos os atletas, antes do acesso a arena e credenciamento.  

12.3.21 Premiação Troféu aos 5 primeiros de cada categoria Geral;   

Não inclui massagens, fotos ou hospedagem em hotel ou pousadas da região. 

12.4 O Kit do atleta inclui uma Camisa de Ciclismo, conforme tabela de tamanhos abaixo e será escolhida pelo atleta no ato da inscrição. A camisa não poderá ser trocada após a escolha do tamanho no ato da inscrição. Camisa de Ciclismo com Zíper integral. 

13. Valores  

13.1 As Primeiras 30 inscrições terão direito ao Boné Desafio dos Rochas no Kit Atleta.  

De 08 de Novembro a 15 de dezembro de 2021 o valor será de R$ 1.900,00 por atleta parcelado em até 3x sem juros ou até 10x c/juros;  

De 16 de dezembro a 15 de janeiro de 2022 o valor será de R$ 2.000,00 por atleta parcelado em até 3x sem juros ou até 10x c/juros; 

De 16 de janeiro a 31 de janeiro de 2022 o valor será de R$ 2.100,00 por atleta parcelado em até 3x sem juros ou até 10x c/juros; 

13.2 Atletas inscritos no Desafio dos Rochas 2020 – Pomerode terão direito a Cupom de desconto de R$100,00 para evento de 3 dias em Rio Negrinho – Ultra Desafio dos Rochas. 

13.3 Atletas acima de 60 anos, data base para desconto de 50% por lei, obrigatório atleta ter idade acima de 60 anos até a data do evento. 

13.4 Formas de Pagamento

13.4.1 O boleto a vista será emitido com 2 dias de prazo para pagamento sendo o reconhecimento automático pelo sistema em até 3 dias úteis após pago. Se o boleto não for pago o pedido é automaticamente cancelado e o cliente notificado por e-mail. Pagamento neste forma de pagamento será aceito até 28/01/22.

13.4.2 Serão aceitos os cartões Master, Visa, Elo e Hipercard, parcelamento em até 3x sem juros ou até 10x c/juros.

13.4.3 O pagamento via PIX instantâneo será emitido com prazo de 12 horas para expiração sendo o reconhecimento automático pelo sistema em até 5 minutos após pago. Se a cobrança não for paga o pedido é automaticamente cancelado e o cliente notificado por e-mail.

 

14. Teste Covid e Retirada de Kit   

14.1 Todos os atletas terão que seguir os protocolos de COVID-19 vigentes no momento do evento, assim como realizar o teste que será fornecido pela organização, para adentrar na arena do evento.  

14.2 A entrega do Kit atleta, juntamente com Chip/Placa acontecerá na arena do evento na sexta (18 de fevereiro) das 10h00min às 14h00min 

Local: Sede Cavaleiros Sem Destino – Rio Negrinho/SC 

Endereço: MRF 365, Estrada Geral Alto Rio Preto, Localidade de Butia, Alto Rio Preto, Rio Negrinho – SC. 

 14.3 Para retirar o kit do ATLETA é necessário: 

 14.3.1 Documento de Identidade com foto original (RG ou Carteira de Motorista); 

 14.3.2 COMPROVANTE DE PAGAMENTO ou o BOLETO BANCÁRIO pago ORIGINAL (não serão aceitas cópias, em hipótese alguma). 

 14.3.3 Termo de Risco, Uso de Imagem e questionário de saúde (ANEXO I – PORTARIA – SES/FESPORTE nº 441 de 27/04/2021) preenchido e assinado. (Disponível no site do evento para leitura, impressão e preenchimento antecipadamente). 

 14.3.4 Atestado médico assinado por um médico com a verificação do estado de saúde do atleta para competir em uma corrida de resistência desta natureza, tal documento ORIGINAL deverá ser entregue no momento da retirada do kit, caso não seja feita a entrega a inscrição é cancelada. Atestado deve constar data não anterior a 3 meses antes da data do evento. 

 14.3.5 Apresentar comprovante de Vacina contra Covid-19. Mínimo 1 Dose. 

 14.3.6 Caso a região de Rio Negrinho esteja em Risco Potencial Gravíssimo será obrigatório apresentação do comprovante de vacina Influenza. 

 14.3.7 Todos os atletas passarão por aferição de temperatura por método digital por infravermelho, em caso de o atleta apresentar temperatura acima de 37,8º C, o mesmo será deslocado ao ambulatório para os devidos acompanhamentos. 

   

15. Atletas estrangeiros 

 15.1 Será exigido apresentação do Voucher de contratação do SEGURO VIAGEM com a inclusão de práticas de esportes radicais, caso contrário o atleta não será permitido largar na prova. 

 

16. Equipamentos Proibidos 

 16.1 Os organizadores da corrida podem, a qualquer momento, proibir qualquer outro item de equipamentos (exceto equipamento essencial de ciclismo) a seu critério, e os ciclistas devem estar sempre em conformidade com tal proibição. 

 

17. Tempo de Prova

 17.1 Somente os tempos totais de cada equipe serão revelados e anunciados, porém tempos individuais de cada ciclista serão registrados para medição da separação de cada ciclista para fazer valer a regra de dois minutos de distância.  

 17.2 O tempo da equipe é determinado pelo momento em que o segundo integrante da equipe passa a linha de chegada.  

 17.3 O ciclista não pode ter mais do que 1 chip e nenhum atleta pode repassar o seu chip/placa para ninguém em qualquer momento da prova.  

 17.4 A contagem do tempo começará com o horário de início de cada prova.  

 17.5 O pórtico de largada permanecerá aberto por 10 minutos após o início da etapa.  

 17.6 Qualquer ciclista que não puder estar na largada deve informar a organização, dentro de 15 minutos após o horário de início para solicitar a aprovação de um início tardio.  

 17.7 Nenhum ciclista ou equipe pode iniciar a prova atrasado sem aprovação da organização. Se não houver a aprovação do início tardio o atleta será considerado um DNS (DID NOT START=NÃO COMEÇOU). Não receberá nenhum resultado e será automaticamente classificado como “ciclista placa amarela”.  

 17.8 Qualquer ciclista que não iniciar uma das etapas será automaticamente qualificado como ciclista placa amarela.  

 17.9 O tempo máximo da etapa não será ajustado para aquele ciclista que começar a prova atrasado em um início tardio e/ou que começou em um portão mais tarde do que a prevista inicialmente para ele (a). 

 

18. Tempo Máximo de Cada Etapa

 18.1 Os tempos máximos de cada etapa serão determinados de acordo com a distância de cada etapa e o terreno a ser percorrido. Tempos máximos de cada etapa serão incluídos no site e no registro da corrida, mas podem ser alterados pelos organizadores da prova e serão informados durante o Briefing da etapa nos jantares.  

 18.2 Os ciclistas podem cruzar a linha de chegada a pé, desde que tenham consigo suas bicicletas.  

 18.3 Os organizadores da prova poderão designar pontos intermediários de corte que devam ser alcançados dentro de horários específicos em cada etapa. Todas as equipes que não atingirem ou forem qualificadas como incapazes de alcançar esses pontos, na opinião exclusiva dos organizadores da corrida, serão impedidos de continuar a prova, retirados do percurso e classificados como DNF (DID NOT FINISH=NÃO TERMINOU) na respectiva etapa.  

 18.4 O tempo máximo permitido para cada etapa da corrida será o maior tempo anunciado para completar a mesma ou 2x o tempo do vencedor (se o tempo do vencedor for maior que a metade do tempo máximo comunicado no briefing, então o tempo máximo permitido será automaticamente ajustado para o dobro do tempo do vencedor). Nesse caso, esse novo tempo da etapa será informado/sinalizado no último ponto de água do fim da etapa.  

 18.5 Os organizadores da prova poderão, em qualquer momento, impor pontos de corte adicionais por razões de segurança. As disposições da regra serão aplicadas aos ciclistas que ainda não atingiram o ponto de corte designado dentro do tempo previsto ou, na opinião exclusiva dos organizadores, não serão capazes de fazê-lo. Qualquer ciclista que não seja capaz de completar uma fase será transportado para a base.  

 18.6 Se o ciclista não conseguir continuar a prova por qualquer motivo, todo esforço será feito para transportar o ciclista e sua bike para a base. 

 

19. Largadas e Vistorias

 19.1 O portão de largada abre 30 minutos antes do horário de largada estipulado pela organização.  

 19.2 As 20 primeiras equipes/atletas na classificação geral serão alinhadas primeiramente no Portão “A”, do 21º ao 60º tempo da geral alinham no portão “B”, atletas da categoria Mista, Dupla Feminina e Feminina Solo alinham no portão “C” e todos os demais competidores alinham no último portão. Caso os horários de início escalonados forem alterados, a regra para qualquer referência será a hora de largada de cada equipe. 

 19.3 Os portões de largada serão fechados, rigorosamente, cinco minutos antes do horário oficial de início da etapa. As equipes que chegarem atrasadas devem largar no final da fila.  

 19.4 Os atletas devem entrar no seu respectivo portão com os dois integrantes da equipe. Uma vez dentro do portão de largada não é permitido sua saída. 

 

20. Ciclista Placa Amarelo

 20.1 Qualquer ciclista que não completar uma etapa (exceto prólogo) dentro do tempo máximo pela primeira vez não terá a classificação da etapa e será considerado um CICLISTA PLACA AMARELA.  

 20.2 O ciclista placa amarela terá o direito de continuar a prova, pode largar na etapa seguinte, mas não será considerado classificado na etapa.  

 20.3 Se qualquer ciclista placa amarela não terminar novamente uma etapa dentro do tempo máximo da etapa, só poderá continuar a prova após análise dos comissários e/ou diretor de prova.  

 20.4 Ao ciclista placa amarela não é permitido andar à frente dos líderes, inclusive entre os top 10, e não podem ajudar, em nenhuma circunstância, qualquer equipe de prova. 

 

21. Chegada e recepção pós prova

 21.1 A chegada será na Sede Cavaleiros Sem Destino, mesmo local de largada e onde se concentra toda arena do evento. A chegada será devidamente identificada e sinalizada com pórtico de chegada, por onde os atletas deverão passar, onde será computado o tempo de prova e fará a classificação por etapa de cada participante com seu devido tempo de prova em sua devida categoria. 

 21.2 A classificação será por ordem de chegada separado devidamente pelas categorias. O atleta que por algum motivo não passar pela linha de chegada não terá a sua classificação e seu tempo contabilizado, por tanto não terá direito a reclamações posteriores. A Classificação Geral se dará pela somatória dos tempos das etapas, sendo quem tiver o melhor tempo geral será considerado o campeão de cada categoria. 

 21.3 No local da chegada haverá: 

 21.3.1 Ponto de abastecimento de água, Frutas e isotônico 

21.3.2 Banheiros 

21.3.3 Chuveiros 

21.3.4 Ambulatório com todos os equipamentos e medicamentos para situações de urgências e emergências, juntamente com uma equipe de profissionais: Médico, Técnico de Enfermagem e Enfermeiro. 

21.3.5 Local destinado para lavação das bikes e guarda bike com seguranças. 

 21.4 Não será permitido a comercialização de qualquer natureza na arena do evento ou seu entorno sem a previa consulta e devida regularização junto a comissão organizadora do Desafio dos Rocha. 

 

22. Abandono ou Cancelamento de uma etapa

 22.1 Os organizadores da prova podem cancelar qualquer etapa, a qualquer momento e a seu critério, por motivos de segurança ou qualquer outro motivo que considerem adequado.  

 22.2 Caso as três primeiras equipes de cada categoria tenham concluído a etapa antes do momento em que ela for cancelada, a etapa será considerada oficial e contará para os resultados gerais. Caso menos de três equipes tenham acabado em alguma das categorias no momento do cancelamento, a etapa não será considerada oficial e será desconsiderada para efeito de resultados gerais.  

 22.3 Será atribuído às equipes um tempo base, numa porcentagem do tempo do vencedor da etapa, para efeito de resultados gerais, quando os ciclistas estiverem em curso e a etapa for cancelada.  

 22.4 Qualquer ciclista que se retira de uma etapa antes de ela ser oficialmente cancelada ou que não atingir o ponto designado como ponto de corte para abandonar, o mesmo será classificado como DNT (DID NOT FINISH). 

 

23. Premiação

 23.1 Durante a cerimônia de premiação de cada etapa serão chamados ao pódio os três primeiros classificados da etapa de cada categoria. 

 23.2 É obrigatória a presença de ambos os atletas da equipe ao momento de premiação. 

 23.3 Premiação geral de cada categoria será realizada na cerimônia de encerramento aos cinco primeiros colocados com troféu. 

 

24. Pontos de abastecimento

 24.1 O ciclista é responsável por garantir sua hidratação e alimentação entre os pontos de hidratação.  

 24.2 Será disponibilizado água nos pontos de hidratação oficiais de cada etapa para consumo dos ciclistas. O abuso do uso da água para outros fins que não seja o consumo NÃO SERÁ PERMITIDO. 

 24.3 Dentro da estrutura de apoio será disponibilizado: 

 24.3.1 Pontos de Abastecimento com Água, Frutas (melancia e Banana); 

24.3.2 kit emergência (bomba de ar(pé) e ferramentas) – 2 Pontos; 

24.3.3 Ponto de Abastecimento Isotônico; 

24.3.4 Ponto de Abastecimento com Apoio Neutro (lubrificação); 

24.3.5 Em todos os pontos de Abastecimento terá 1 Tambor para coleta de lixo (Respeite o MEIO AMBIENTE!) 

 

25. Apoio Externo

 25.1 Nenhuma ajuda secundária ou externa será permitida em nenhuma circunstância. Para fins de regulamento, “ajuda externa”, inclui assistência física por qualquer pessoa que não seja seu companheiro de equipe, concorrente ou staff dos pontos de hidratação e/ou de percurso.  

 25.2 Vácuo é permitido entre os ciclistas da mesma equipe e/ou colegas competidores, mas nenhum ciclista pode utilizar de qualquer outra pessoa que não seja um participante da corrida.  

 25.3 Vácuo e/ou qualquer apoio em veículos particulares, motocicletas, caminhões ou veículos oficiais da corrida é proibido, correndo risco de desclassificação.  

 25.4 Somente os veículos oficiais de prova estão autorizados a acompanhar o percurso. Equipes de apoio podem dirigir seus veículos em vias públicas até os pontos de hidratação e fornecer apoio a seus atletas. Algumas sessões do percurso serão fechadas a todo e qualquer tráfego que não seja o da corrida, incluindo vias públicas, e seu fechamento deve ser respeitado por todos.  

 25.5 Somente será permitido acesso de público na arena da corrida no domingo dia 20/2 com apresentação da carteira de vacinação com as 2 doses contra Covid 19.   

 25.6 As ciclistas da CATEGORIA DUPLA FEMININA não podem receber ajuda de “reboque” ou serem empurradas por duplas masculinas. 

 

26. Questões médicas e de atendimento

 26.1 A organização disponibilizará um ambulatório na arena, e móvel para assistência médica aos ciclistas durante todo o evento.  

 26.2 A organização disponibilizará assistência técnica aos ciclistas na arena e em uma estação neutra em algum ponto de cada etapa. O custo de eventuais trocas de peças na bicicleta é de total responsabilidade do atleta. 

 26.3 É responsabilidade de cada participante ter um convênio médico para a assistência e cobertura financeira em caso de acidente. As equipes de apoio da organização que trabalham no evento prestarão somente os primeiros socorros e encaminhamento do acidentado para o hospital mais próximo. A partir daí a organização não se responsabilizará mais pelo mesmo. Todas as despesas médico-hospitalares correrão por conta do atleta acidentado. 

 26.4 Todos os atletas estarão cobertos pela apólice de seguro de vida e acidentes pessoais. Todo atleta tem direito de requer o Seguro para ressarcimento de eventuais gastos médicos e hospitalares, o pedido deve ocorrer no prazo máximo de 15 dias após o evento, com apresentação de todos os documentos comprobatórios e demais exigências da seguradora. 

 26.5 Para solicitação do mesmo o atleta deverá encaminhar e-mail para contato@twinsadventure.com.br que será respondido com todos procedimentos e documentos necessários para dar entrada ao processo. O ressarcimento será realizado pela seguradora do evento, desde que o atleta cumpra com todas as exigências necessárias pela seguradora e dentro do prazo por ela estipulado. Eximindo a organização de quaisquer responsabilidade ou ônus além dos limites de cobertura da apólice dos aqui acordados.   

 26.6 Os ciclistas ao se inscreverem em suas respectivas categorias devem estar cientes e garantir que estão em dia com a sua saúde física e mental e em plenas condições de participarem do desafio. A organização da prova reserva-se o direito de impedir que um ciclista continue a prova ao receber conselho médico, paramédico, bombeiro ou qualquer outro reconhecido pelos organizadores da prova quanto o seu não prosseguimento. E esta decisão dos organizadores da prova a este respeito será final, em benefício da segurança e integridade do participante. 

 

27. Desistência

 27.1 Os atletas das equipes que, por algum motivo, não puderem continuar na corrida devem informar imediatamente a direção de prova e/ou comissários no início, no fim ou nos pontos de abastecimento. 

 27.2 Se qualquer ciclista ou equipe não informar a direção de prova e/ou comissários de sua retirada/desistência e for necessária uma operação de busca e resgate, o custo da mesma será a cargo do ciclista ou equipe.  

 27.3 Não é permitido a formação de novas duplas entre ciclistas de equipes que tenham um integrante fora da corrida. 

 

28. Segurança

 28.1 Em caso de emergência, avisar o apoio mais próximo e acionar o resgate. Lembramos que devido ao difícil acesso de alguns trechos do circuito, a equipe de resgate do evento utilizará dos meios de transporte disponíveis, os quais possuem limitações quanto à velocidade e progressão. Nos trechos mais perigosos dos percursos a organização deixará placas de sinalização indicando para a diminuição da velocidade e cuidado com o terreno. O atleta deverá atender às sinalizações durante toda a prova e respeitar os avisos horizontais, verticais e Staff. Em caso de o atleta desrespeitar as orientações, colocando em risco sua integridade física e ou de outros competidores ou ainda de terceiros, a organização poderá penalizá-lo com a desclassificação ou outras medidas cabíveis. Atletas que não estiverem oficialmente inscritos no evento não terão direito a nenhuma estrutura oferecida pelo evento Desafio dos Rochas (hidratação, alimentação, socorro médico, apoio mecânico e outros serviços). Caso esses atletas causem qualquer transtorno durante a prova, ou coloque em risco a vida dos competidores, a organização tomará as medidas jurídicas cabíveis. 

 

29. Seguro

 29.1 Todos os participantes estarão cobertos por seguro de vida e acidentes pessoais durante a competição, desde que informem corretamente o nome completo, número do RG e ou CPF na ficha de inscrição online. 

 29.2 O evento Ultra Desafio dos Rochas não se responsabiliza por informações incorretas preenchidas pelo participante no ato da inscrição.  

 

 30. Direito de imagem

 30.1 Ao participar deste evento, cada participante está incondicionalmente aceitando e concordando em ter sua imagem ou nome, divulgada através de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet e televisão, ou qualquer outro meio de comunicação, para usos informativos, promocionais ou publicitários relativos à prova, sem acarretar nenhum ônus aos organizadores, patrocinadores ou meios de comunicação e ainda não sendo necessária sua autorização previa ou posterior, abrindo mão de quaisquer pedido de indenização. 

 

31. Reclamações

 31.1 Qualquer recurso deve ser apresentado por escrito ao diretor de prova ou comissários, relatando os fatos ocorridos e com o numeral dos ciclistas envolvidos.  

 31.2 Recurso sobre resultado deve ser apresentado no prazo de 30 minutos depois da divulgação dos resultados preliminares da etapa.  

 31.3 Um depósito de R$ 100,00 (cem reais) deve acompanhar a apresentação do recurso.  

 31.4 Se a reclamação for considerada procedente o depósito será devolvido. Em caso de o recurso ser considerado indeferido o depósito será mantido e revertido para o desenvolvimento e melhoria da prova.  

 31.5 A apresentação do recurso deve ser feita no prazo de 15 minutos após o ciclista cruzar a linha de chegada. 

 

32. Código de Conduta

 32.1 É esperado que todo ciclista apresente espírito esportivo durante a competição, não use linguagem abusiva ou ofensiva durante a prova com colegas competidores e/ou membros staff da organização, não se comporte de maneira antidesportiva e respeite as regras da competição. 

 

33. Inscrição, Transferência de Inscrição e Reembolso.

 33.1 A inscrição é válida, única e exclusivamente, até a data do evento para a qual foi adquirida. Após essa data a inscrição não terá mais validade. 

 33.2 Em caso de transferência da inscrição para a prova do ano subsequente será cobrada diferença de valores das inscrições correspondentes. 

 33.3 Será permitida a transferência da inscrição, única e exclusivamente por motivo de lesão, devidamente comprovada por atestado médico, no prazo de até 20 dias da data de realização da prova. 

 33.4 Em caso de transferência da inscrição para outro atleta será cobrado taxa de R$50,00, no prazo de até 20 dias antes da data de realização da prova. 

 33.5 O participante detentor da vaga deverá comunicar a organização do evento a respeito da transferência para outro atleta (contato@twinsadventure.com.br). 

 33.6 O reembolso total por CANCELAMENTO, mediante validação direta da equipe organizadora, respeitará o artigo 49 da lei 8.078/90 (CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR): Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar da data de pagamento, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou em domicílio. 

 33.7 Será permitido o cancelamento da inscrição, com o reembolso parcial de 80% do valor pago, única e exclusivamente, por motivo de lesão, devidamente comprovada por atestado médico, e no prazo limite 30 dias antes da data do evento. Em caso de desistência por outros motivos: devolução de 70% do valor pago até 20 de dezembro, devolução de 50% do valor pago entre 21 de dezembro e 31 de janeiro e devolução de 30% do valor pago entre 01 de fevereiro e 10 de fevereiro de 2022. 

 33.8 A taxa de conveniência não é reembolsável. 

 33.9 Em caso de cancelamento e/ou desistência de um dos integrantes da equipe é de responsabilidade do atleta remanescente procurar outro integrante respeitando os prazos estipulados. 

  33.10 Após o dia 07/02/22 não serão mais aceitas alterações de categorias ou equipes. 

 33.11 Atletas inscritos no evento 8º Desafio dos Rochas de Mountain Bike 2020 – Pomerode, podem solicitar o valor da inscrição equivalente ao valor pago na inscrição do evento citado, para uso como parte de pagamento da inscrição Ultra Desafio dos Rochas – Rio Negrinho. 

 

Sejam bem-vindos 

ULTRA DESAFIO DOS ROCHAS – 2022