Regulamento 8º Desafio dos Rochas - Pomerode

A prova 

    Com o objetivo de despertar nas pessoas o interesse pela prática esportiva através do uso da bicicleta, dando a oportunidade a todos de participarem de um evento com a integração entre atletas amadores e profissionais. 

    Os circuitos serão separados por, PRÓ, SPORT, AMADOR e CICLOTURISMO, as quais largarão separadamente conforme programação do evento. O alinhamento dentro de cada circuito será aleatório. 

 

Roteiro de prova 

O roteiro de prova passará por todo o tipo de via, como estradas de terra, trilhas naturais, riachos, propriedades particulares e estradas pavimentadas em vias públicas urbanas e ou rurais, exigindo total atenção dos atletas prevalecendo às leis de trânsito quando em vias públicas e o uso do bom senso para o bom andamento da prova. A organização da prova poderá alterar o percurso da prova, sem aviso prévio, por questões de segurança ou de força maior. 

 

Circuitos 

Somente os ciclistas que completarem o circuito dentro do tempo máximo determinado pela organização, serão qualificados como finalistas oficiais da prova. A distância real dos circuitos e suas altimetrias podem variar da publicada ou informada anteriormente. O ciclista deve sempre seguir o trajeto oficial, conforme sinalização horizontal e vertical e obedecer às instruções dos Agentes de Trânsito, Policiais Militares ou staffs, não poderá tomar quaisquer atalhos ou outra vantagem de natureza semelhante contra seus concorrentes, ainda sendo a responsabilidade de cada participante acompanhar o circuito oficial. O não cumprimento ou infração destes serão aplicadas as penas cabíveis pela comissão organizadora. Os ciclistas que saírem do circuito pré-estabelecido por qualquer motivo, devem retornar ao mesmo ponto exato de onde saíram. Nenhum ciclista deve invadir ou transpassar em qualquer época do ano as propriedades particulares por onde a prova passar sem autorização do proprietário do referido imóvel que não seja aberta ao público sob pena da lei, mesmo tendo feito parte do percurso da prova. O circuito é totalmente sinalizado, na forma vertical com fitas, Placas, faixas (exemplo abaixo), e na forma horizontal com cal. 

Pontos de Fiscalização 

Para um melhor controle de classificação e chegada dos atletas, teremos pontos de fiscalização no meio dos circuitos. Estes pontos serão sinalizados com 100m de antecedência e em pontos de menor velocidade. Todos os atletas terão que parar nos pontos de fiscalização onde será feita uma marcação em sua placa numeral e a mesma será conferida na chegada para que sua classificação final seja computada oficialmente. O atleta que não parar sua bicicleta, não terá direito a marcação em sua placa e será automaticamente desclassificado por não respeitar este regulamento, seus demais companheiros e a organização de prova. Lembre-se, colabore com os fiscais que sua passagem nestes pontos não levará mais do que alguns segundos, pois o processo é muito rápido. 

 

Regras de Trânsito 

A prova não terá uso exclusivo de quaisquer vias públicas ou privada durante todo o roteiro de prova. Todos os regulamentos de trânsito regulares devem ser observados em todos os momentos durante a realização da prova. (No Brasil dirige-se no lado DIREITO da estrada!) O não cumprimento das regras acima eximirão a organização do Desafio dos Rochas de quaisquer responsabilidades sobre acidente ou dano causado ao patrimônio público ou privado incluindo danos morais eventualmente causados ou reclamados pelos participantes ou a terceiros. Recaindo sobre o causador a responsabilidade dos danos, custos e das ações cabíveis. Instruções de Agentes de Trânsito, Policiais Militares e Staffs devem ser rigorosamente respeitadas. 

 

Categorias e Circuitos 

Após a escolha do circuito, o atleta deverá se inscrever na categoria correspondente ao ano de nascimento correspondente a faixa destinada por categoria. Caso não complete o mínimo de 3 inscritos por categoria, os atletas inscritos serão remanejados para categoria inferior. A prova está dividida em quatro circuitos: 

Informações Importantes:  

A DATA BASE PARA CÁLCULO DAS CATEGORIAS É A IDADE COMPLETA ATÉ 31/12/2022. 

MENORES DE IDADE DEVEM APRESENTAR O TERMO DE RESPONSABILIDADE E AUTORIZAÇÃO DO RESPONSÁVEL ASSINADOS. 

 

CIRCUITO PRÓ – Tempo Limite de prova 10 horas: 

 Roteiro com alto nível de dificuldade técnica e alto nível de exigência física. Circuito desafiador, ideal para bikers que gostam de trilhas (singles) e fortes desafios. Prepare-se, treine, pois este é um verdadeiro DESAFIO de SUPERAÇÃO. Lembrando que irá depender somente de você e do clima para pedalar ou não, todo o percurso. 

 Distância: 100km (Poderá sofrer alterações) 

Altimetria Pomerode: 3.200m (Poderá sofrer alterações) 

 Demais informações serão apenas informadas junto ao Guia do Atleta na semana do evento. 

Para este Circuito serão disponibilizadas as seguintes opções de categorias: 

 Masculino PRÓ 

ELITE: 19 ACIMA – CATEGORIA ÚNICA 

SUB 30 – 23 a 29 ANOS 

MASTER A1 – 30 A 34 ANOS 

MASTER A2 – 35 A 39 ANOS 

MASTER B1 – 40 A 44 ANOS 

MASTER B2 – 45 A 49 ANOS 

MASTER C1 – 50 A 54 ANOS 

MASTER C2 – 55 A 59 ANOS 

MASTER D – 60 ANOS ACIMA 

 

Feminino PRÓ 

ELITE – 19 ACIMA – CATEGORIA ÚNICA 

MASTER – 30 ANOS OU MAIS 

 

Duplas PRÓ 

Dupla Masculina – 19 ANOS OU MAIS – CATEGORIA ÚNICA 

Dupla Mista – 1 HOMEM E 1 MULHER, IDADE MINÍMA 19 ANOS 

Dupla Feminina – 19 ANOS OU MAIS – CATEGORIA ÚNICA 

Dupla Master – AMBOS ATLETAS COM IDADE ACIMA DE 30 ANOS 

Dupla Grand Master – AMBOS ATLETAS COM IDADE ACIMA DE 40 ANOS 

 

CIRCUITO SPORT – Tempo Limite de prova 6 horas: 

Roteiro com médio nível de dificuldade técnica e alto nível de exigência física. Circuito desafiador, ideal para bikers que gostam de trilhas (singles) e já estão acostumados a competir. Prepare-se, treine, pois este é um verdadeiro DESAFIO. Lembrando que irá depender somente de você e do clima para pedalar ou não, todo o percurso. 

Distância: 50km (Poderá sofrer alterações) 

Altimetria Pomerode: 1.800m (Poderá sofrer alterações) 

Demais informações serão apenas informadas junto ao Guia do Atleta na semana do evento. Para este Circuito serão disponibilizadas as seguintes opções de categorias: 

Masculino SPORT 

JUNIOR – 17 A 18 ANOS 

SUB 30 – 19 a 29 ANOS 

MASTER A1 – 30 A 34 ANOS 

MASTER A2 – 35 A 39 ANOS 

MASTER B1 – 40 A 44 ANOS 

MASTER B2 – 45 A 49 ANOS 

MASTER C1 – 50 A 54 ANOS 

MASTER C2 – 55 A 59 ANOS 

MASTER D – 60 ANOS OU MAIS 

 

Feminino SPORT 

JUNIOR – 17 A 18 ANOS 

SUB 30 – 19 a 29 ANOS 

MASTER A1 – 30 A 34 ANOS 

MASTER A2 – 35 A 39 ANOS 

MASTER B1 – 40 A 44 ANOS 

MASTER B2 – 45 A 49 ANOS 

MASTER C1 – 50 A 54 ANOS 

MASTER C2 – 55 A 59 ANOS 

MASTER D – 60 ANOS OU MAIS 

 

Categorias únicas SPORT 

PNE MASC. (Portador de deficiência Física) – 17 ANOS OU MAIS – CATEGORIA ÚNICA. 

PNE FEM. (Portador de deficiência Física) – 17 ANOS OU MAIS – CATEGORIA ÚNICA. 

NELORE MASC. (Atletas acima de 100kg) – 17 ANOS OU MAIS – CATEGORIA ÚNICA 

NELORE FEM. (Atletas acima de 100kg) – 17 ANOS OU MAIS – CATEGORIA ÚNICA 

E-Bike – 17 ANOS OU MAIS – CATEGORIA ÚNICA.* 

 

*Categoria E-Bike o atleta não poderá realizar a troca da bateria, o mesmo terá que comparecer com a bike para lacre da bateria e pós a prova passar pelo mesmo para conferência. Caso lacre esteja danificado o atleta estará desclassificado automaticamente.  

 

Duplas SPORT 

Dupla Masculina – 17 ANOS OU MAIS – CATEGORIA ÚNICA 

Dupla Mista – 1 HOMEM E 1 MULHER, IDADE MINÍMA 17 ANOS 

Dupla Feminina – 17 ANOS OU MAIS – CATEGORIA ÚNICA 

Dupla Master – AMBOS ATLETAS COM IDADE ACIMA DE 30 ANOS 

Dupla Grand Master – AMBOS ATLETAS COM IDADE ACIMA DE 40 ANOS 

 

CIRCUITO AMADOR – Tempo Limite de prova 3 horas: 

Roteiro com baixo nível de dificuldade técnica e médio nível de exigência física. Circuito em sua grande parte em estradas de chão e uma trilha básica para que os iniciantes do MTB possam ter sua primeira experiência em trilhas. 

Distância: 30km (Poderá sofrer alterações) 

Altimetria Pomerode: 800m (Poderá sofrer alterações) 

Demais informações serão apenas informadas junto ao Guia do Atleta na semana do evento. Para este Circuito serão disponibilizadas as seguintes opções de categorias: 

 

Masculino AMADOR 

JUNIOR – 17 A 18 ANOS 

SUB 30 – 19 a 29 ANOS 

MASTER A1 – 30 A 34 ANOS 

MASTER A2 – 35 A 39 ANOS 

MASTER B1 – 40 A 44 ANOS 

MASTER B2 – 45 A 49 ANOS 

MASTER C1 – 50 A 54 ANOS 

MASTER C2 – 55 A 59 ANOS 

MASTER D – 60 ANOS OU MAIS 

 

Feminino AMADOR 

JUNIOR – 17 – 18 ANOS 

SUB 30 – 19 a 29 ANOS 

MASTER A1 – 30 A 34 ANOS 

MASTER A2 – 35 A 39 ANOS 

MASTER B1 – 40 A 44 ANOS 

MASTER B2 – 45 A 49 ANOS 

MASTER C1 – 50 A 54 ANOS 

MASTER C2 – 55 A 59 ANOS 

MASTER D – 60 ANOS OU MAIS 

 

Categorias únicas AMADOR 

PNE MASC. (Portador de deficiência Física) – 17 ANOS OU MAIS – CATEGORIA ÚNICA 

PNE FEM. (Portador de deficiência Física) – 17 ANOS OU MAIS – CATEGORIA ÚNICA 

NELORE MASC. (Atletas acima de 100kg) – 17 ANOS OU MAIS – CATEGORIA ÚNICA 

NELORE FEM. (Atletas acima de 100kg) – 17 ANOS OU MAIS – CATEGORIA ÚNICA 

GRAVEL MASC. (Bicicletas estilo Gravel/Cyclocross) – 17 ANOS OU MAIS – CATEGORIA ÚNICA 

GRAVEL FEM. (Bicicletas estilo Gravel/Cyclocross) – 17 ANOS OU MAIS – CATEGORIA  ÚNICA 

 

CIRCUITO CICLOTURISMO – Passeio: 

 Roteiro em vias públicas urbanas e rurais, compreendendo roteiro turístico de Pomerode para que possam conhecer pedalando algumas das nossas belezas naturais e arquitetônicas de nossas cidades. 

 Distância: 30km (Poderá sofrer alterações) 

Altimetria Pomerode: 400m (Poderá sofrer alterações) 

Demais informações serão apenas informadas junto ao Guia do Atleta na semana do evento. Lembrando que este circuito não é competitivo, é um passeio contemplativo em grupo, onde o mesmo será conduzido por guias locais e 1 carro de apoio. 

 

Categorias Duplas 

Os atletas devem andar com seu parceiro de equipe em todos os momentos de prova, e devem permanecer dentro do tempo de separação máxima permitida, ou seja, 2 minutos. A separação dos atletas pode ser medida em vários pontos de controle designados durante a prova, mas também pode ser executada a qualquer momento durante a prova. A separação dos ciclistas pode ser medida mais de uma vez durante toda a prova, e penalidades podem ser aplicadas a cada ocorrência de separação entre eles fora do limite de tempo permitido durante um estágio. Para 1ª penalidade acréscimo de +30min no tempo total de prova da dupla, 2ª penalidade acréscimo de 1hr no tempo total de prova da dupla e 3ª penalidade desclassificação da dupla. Qualquer ciclista pode receber ajuda física apenas do seu parceiro de equipe dupla, podendo partilhar de água e alimentação, a troca de peças de bicicletas e acessórios, a assistência com manutenção e reparo, e/ou empurrando e/ou rebocando por contato físico apenas. O reboque entre ciclistas ou por outra forma externa por meio de dispositivos mecânicos não é permitido, podendo causar a desclassificação de ambos. O ciclista está autorizado a “voltar para trás” na rota, em qualquer momento, a fim de reunir-se com seu/sua parceira/o ou a fim de alcançar a zona mais próxima de suporte técnico (se aplicável), desde que ele/ela não ponha em risco qualquer outro atleta ao fazê-lo. 

 

Inscrição 

As inscrições serão feitas pela Internet através do site do evento. A inscrição no 8º DESAFIO DOS ROCHAS POMERODE, edição 2022 é pessoal e intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra, em qualquer situação.  

O participante que ceder seu número para outra será responsável por qualquer acidente ou dano que esta pessoa venha sofrer ou provocar, eximindo a organização de qualquer responsabilidade sobre o mesmo. 

 

POLÍTICA DE TRANSFERÊNCIA/CANCELAMENTO  

Após a efetivação da inscrição, a organização do evento não reembolsará o valor da inscrição aos participantes que desistirem de participar em hipótese alguma. Somente para pedidos dentro do prazo de 7 dias após a compra online. (conforme Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90)  

O atleta pode solicitar a transferência de sua inscrição, única e exclusivamente, por motivo de lesão devidamente comprovado e/ou motivos profissionais devidamente comprovados. O prazo para solicitação é de 10 dias antes do inicio da prova. 

 

POLÍTICA DE ALTERAÇÃO DE CATEGORIAS E CIRCUITO  

O atleta poderá solicitar alteração de dados (Categoria, Circuito, Nome de Equipe) em sua inscrição após confirmação da mesma, mediante ao pagamento da taxa administrativa de R$ 50,00, dentro do prazo, até 10 dias antes do evento. O atleta deverá enviar um e-mail para contato@twinsadventure.com.br , informando nome completo, cpf, número da inscrição e dados a serem alterados dentro do prazo estipulado, após a data não será mais aceito qualquer alteração. 

 

POLÍTICA INSCRIÇÃO ATLETA FIDELIDADE  

Atletas com 4 ou mais participações terão direito ao desconto fidelidade na sua inscrição, desconto será aplicado sobre o valor vigente (lote) no ato da inscrição/pagamento. O desconto não é acumulativo.  

4 Participações: 5% desconto

5 Participações: 8% desconto

6 ou mais Participações: 10% desconto

PROCESSO PARA OBTER O DESCONTO  

No ato de sua inscrição ao inserir seu CPF será aplicado automaticamente o desconto. 

 

Prazos e Formas de pagamento 

 As inscrições pelo site serão encerradas no dia 11 de abril de 2022. As inscrições poderão ser realizadas através de Boleto Bancário até 01 de abril de 2022 ou Cartão de débito/crédito até 11 de abril de 2022, prazo limite para se inscrever. 

O boleto a vista será emitido com 2 dias de prazo para pagamento sendo o reconhecimento automático pelo sistema em até 3 dias úteis após pago. Se o boleto não for pago o pedido é automaticamente cancelado e o cliente notificado por e-mail. Pagamento neste forma de pagamento será aceito até 05/04/22.
 
Serão aceitos os cartões Master, Visa, Elo e Hipercard, parcelamento em até 5x (até 3x sem juros).
 
O pagamento via PIX instantâneo será emitido com prazo de 12 horas para expiração sendo o reconhecimento automático pelo sistema em até 5 minutos após pago. Se a cobrança não for paga o pedido é automaticamente cancelado e o cliente notificado por e-mail.
 

Não serão aceitas inscrições após esta data, por questões de logística e estruturação para o bom andamento do evento. A efetiva realização da inscrição se dará após a confirmação do pagamento do documento de inscrição, para sua garantia traga o comprovante para apresentação na retirada do kit do atleta. Ao se inscrever nesta prova, o atleta assume automaticamente o conhecimento de todos os termos deste Regulamento, ficando de acordo com todos os itens supracitados e acata todas as decisões da organização, comprometendo-se a não recorrer a nenhum órgão ou Tribunal, no que diz respeito a qualquer punição imputada pelos organizadores do evento. 

 A idade mínima de participação para categoria PRÓ, é de 19 anos (Nascidos em 2003). 

 

Kit atleta 

 O Kit do atleta (exceto cicloturismo) inclui uma Camisa de Ciclismo, conforme tabela de tamanhos abaixo e será escolhida pelo atleta no ato da inscrição. A camisa não poderá ser trocada após a escolha do tamanho no ato da inscrição. Camisa de Ciclismo com Zíper integral. 

O kit do atleta inscrito (exceto Cicloturismo) será composto pelos itens citados abaixo: 

Placa numeral de identificação; 

Chip de controle; 

Seguro Atleta; 

Cartão para o jantar de massas (não incluso bebidas)  

Camiseta de malha alusiva ao evento; 

Camisa de ciclismo Masculina ou Feminina alusiva ao evento; 

Meia do Desafio 

Brindes dos patrocinadores. 

Direito a concorrer ao sorteio de prêmios; 

Medalha de Participação; 

Premiação Troféu aos 5 primeiros de cada categoria; 

Piscina de Gelo e Fisioterapia na chegada 

 

O kit do atleta CICLOTURISMO inscrito será composto pelos itens citados abaixo: 

Pulseira de identificação; 

Seguro Atleta; 

Cartão para o jantar de massas (não incluso bebidas); 

Camiseta de malha alusiva ao evento; 

Brindes de patrocinadores, 

Sorteio de Brindes 

O número de identificação do atleta dará direito a participar do sorteio entre todos os inscritos, de brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento. O sorteio será realizado após o termino do congresso técnico ONLINE, sendo obrigatória a retirada do prêmio pelo ganhador inscrito até o final do evento. 

 

Valores  

PRÓ, SPORT e AMADOR: 

De 08 de novembro a 03 de janeiro de 2022 o valor será de R$ 280,00 por atleta parcelado em até 3x sem juros ou 5x c/juros;  

De 04 de janeiro a 31 de janeiro de 2022 o valor será de R$ 300,00 por atleta parcelado em até 3x sem juros ou 5x c/juros; 

De 01 de Fevereiro a 28 de fevereiro de 2022 o valor será de R$ 310,00 por atleta parcelado em até 3x sem juros ou 5x c/juros; 

De 01 de Março a 31 de março de 2022 o valor será de R$320,00 por atleta parcelado em até 3x sem juros ou 5x c/juros;  

De 01 de abril a 11 de abril de 2022 o valor será de R$ 330,00 por atleta parcelado em até 3x sem juros ou 5x c/juros. 

 

CICLOTURISMO: 

Adultos (acima de 18 anos) – De 08 de novembro de 2021 a 11 de abril de 2022, o valor será de R$100,00 por pessoa parcelado em até 3x sem juros ou 5x c/juros. 

Crianças (entre 10 e 18 anos) – De 08 de novembro de 2021 a 11 de abril de 2022 o valor será de R$50,00 por atletaparcelado em até 3x sem juros ou 5x c/juros.  (Sendo obrigatório o acompanhamento de um adulto responsável no passeio em caso de crianças). 

Obs.: Para menores de 18 anos, será obrigatória a assinatura de um responsável legal no Termo de Responsabilidade. 

 

Retirada de Kit  

Todos os atletas terão que seguir os protocolos de COVID-19 vigentes no momento do evento, assim como apresentar comprovante de vacina para a COVID-19 (2 doses ou dose única) OU apresentar um teste de Antígeno Sars-Cov-2 realizado com até 72h de antecedência ao início do evento, com resultado negativo. Para os atletas, estes comprovantes serão exigidos no momento de entrega de kit e para staffs e fornecedores, a partir de sua chegada ao evento.

 A entrega do Kit atleta, juntamente com Chip/Placa acontecerá nos dias:  

 30 de abril de 2022 das 10h00min às 20h30min 

01 de maio de 2022 das 06h00min às 07h00min 

Local: Complexo de Esporte e Lazer Francisco Canolla Teixeira – Pavilhão de Eventos de Pomerode 

Endereço: Avenida 21 de Janeiro, 2700 – Centro – Pomerode – SC 

 

Para retirar o kit do ATLETA é necessário apresentar:  

Documento de Identidade com foto original (RG ou Carteira de Motorista); 

COMPROVANTE DE PAGAMENTO ou o BOLETO BANCÁRIO pago ORIGINAL (não serão aceitas cópias, em hipótese alguma). 

Termo de Risco, Uso de Imagem e questionário de saúde (ANEXO I – PORTARIA – SES/FESPORTE nº 441 de 27/04/2021) preenchido e assinado. (Disponível no site do evento para leitura, impressão e preenchimento antecipadamente).

Obs.: Não serão entregues kits a terceiros. 

 

Atletas estrangeiros 

Será exigido apresentação do Voucher de contratação do SEGURO VIAGEM com a inclusão de práticas de esportes radicais, caso contrário o atleta não será permitido largar na prova. 

Observação: O Comprovante de inscrição gerado pelo sistema após o cadastro não é válido como comprovante de pagamento no caso de pagamento via BOLETO. 

Sob nenhuma circunstância serão aceitos como válidos boletos pagos após a data de vencimento. Caso o ATLETA consiga realizar o pagamento do boleto após o vencimento através de qualquer meio de pagamento a inscrição será cancelada e seu kit não será entregue. 

 

Para os ATLETAS com idade inferior a 18 anos será necessário apresentar os documentos acima descritos e a autorização por escrito do PAI ou RESPONSÁVEL LEGAL, que poderá ser feita da seguinte forma: Com firma reconhecida e acompanhada de cópia autenticada de um Documento de Identidade do PAI ou RESPONSÁVEL LEGAL que deverá ser apresentada no ato da retirada do kit, ou Autorização de próprio punho feita pessoalmente no ato da retirada de kit, SOMENTE PELO PAI ou RESPONSÁVEL LEGAL. 

Será obrigatório o acompanhamento de um adulto responsável pela criança no ato do passeio – CICLOTURISMO. 

 

Jantar de Massas  

Jantar de massas aos atletas será servido na arena do evento no Pavilhão Principal no Complexo de Esporte e Lazer Francisco Canolla Teixeira na Avenida 21 de Janeiro, 2700 – Centro, Pomerode. 

 O Jantar será servido a partir das 18h00 até as 22h00 

Para se ter acesso ao jantar de Massas o atleta terá que apresentar o Ticket de Janta incluso no KIT ATLETA. O jantar de massas é oferecido a todos os participantes devidamente inscritos. Não está incluso o consumo de bebidas. No local teremos a venda de jantares para familiares e amigos dos atletas. 

 

Largadas e Vistorias 

A largada será dada no Complexo de Esporte e Lazer Francisco Canolla Teixeira, Avenida 21 de Janeiro, 2700 – Centro, Pomerode/SC. Conforme programação do evento, que pode ser encontrada no site do evento. 

Na entrada do funil para o alinhamento das categorias, será realizada a vistoria dos atletas para confirmação do uso de capacete e das placas numeral de identificação do atleta devidamente afixada ao guidão, chip, lacres ou qualquer outro acessório de identificação exigido pela organização. O atleta que não estiver com a placa de numeral devidamente instalada na parte frontal do guidão ou portando o acessório exigido pela organização será impedido de alinhar para a largada até sua devida regularização com a organização da prova. 

 

Chegada e recepção pós prova 

A chegada será no complexo de Esporte e Lazer Francisco Canolla Teixeira, Avenida 21 de Janeiro, 2700 – Centro, Pomerode/SC, mesmo local de largada e onde se concentra toda arena do evento. A chegada será devidamente identificada e sinalizada com pórtico de chegada, por onde os atletas deverão passar, onde será computado o tempo de prova e fará a classificação final de cada participante com seu devido tempo de prova em sua devida categoria. Após a linha de chegada todos os atletas receberão a medalha de participação e será obrigatório a apresentação do número de prova para conferência do controle de passagem feita no meio do circuito. 

A classificação será por ordem de chegada separado devidamente pelas categorias. O atleta que por algum motivo não passar pela linha de chegada não terá a sua classificação e seu tempo contabilizado, por tanto não terá direito a reclamações posteriores. 

No local da chegada haverá: 

  • Ponto de abastecimento de água, Frutas e isotônico BodyAction 
  • Banheiros 
  • Chuveiros 
  • Piscina de Gelo 
  • Arena de Fisioterapia 
  • Ambulatório com todos os equipamentos e medicamentos para situações de urgências e emergências, juntamente com uma equipe de profissionais: Médico, Técnico de Enfermagem e Enfermeiro.  
  • Não será permitida a montagem balões, banners e ou outros materiais de propaganda de marcas não apoiadoras do evento, os mesmos serão recolhidos e devolvidos após o término do evento 
  • Local destinado para lavação das bikes. 
  • Centro de atendimento ao evento, com comunicação via equipe de rádio em toda área e tempo de prova e percurso.  

 Não será permitido a comercialização de qualquer natureza na área do complexo ou seu entorno sem a previa consulta e devida regularização junto a comissão organizadora do Desafio dos Rocha. 

 

Placas de Identificação – Bike 

 Todo atleta que se inscrever na prova receberá uma placa com numeral de identificação com cor diferente entre os circuitos PRÓ, SPORT, AMADOR a mesma deverá ser utilizada afixada na parte frontal da bike em todo período de prova até a passagem da linha final. 

 

Premiação 

 Serão premiados os 5 primeiros colocados de cada categoria com troféus e brindes de patrocinadores. Serão entregues medalhas de participação a todos os atletas que completarem o circuito. 

 Obs.: A premiação acontecera apenas após a chegada dos 5 primeiros colocados de cada categoria, conforme a programação do evento. 

 

Sorteios 

Será realizado sorteio de brindes oferecidos pelos patrocinadores do 8º Desafio dos Rochas, entre todos atletas devidamente inscritos e presentes. Serão sorteados pelo número da inscrição/identificação do atleta. O sorteio será realizado após o término do congresso técnico ONLINE, sendo obrigatória a retirada do prêmio pelo ganhador até o final do evento. A retirada do prêmio somente será autorizada com documento de identificação (RG ou Carteira de Motorista) e apresentação do número de identificação sorteado. 

Não serão entregues ou enviados prêmios, após o evento. Será de responsabilidade do atleta procurar a organização do evento. 

 

Pontos de abastecimento 

A organização disponibilizará dentro do roteiro do Desafio: 

  • Circuito PRÓ – 8 pontos; 
  • Circuito SPORT – 5 pontos; 
  • Circuito AMADOR – 1 pontos. 

Dentro da estrutura de apoio será disponibilizado: 

  • Pontos de Abastecimento com Água, Frutas (melancia e Banana); 
  • kit emergência (bomba de ar(pé) e ferramentas) – 2 Pontos; 
  • 2 Ponto de Abastecimento Isotônico BODYACTION; 
  • 2 Ponto de Abastecimento com Apoio Neutro SOLIFES (lubrificação); 
  • 1 Ponto de Abastecimento com CHOPP; 
  • Equipes de Resgate, UTI Móvel, Ambulâncias de Resgate e Veículos 4×4 de Resgate; 
  • Radio comunicação com a base e veículos de emergência. 
  • 2 Veículos equipados com transbike THULE para resgate das bikes e atletas desistentes no percurso, estes veículos estarão circulando no trajeto durante todo o evento, devidamente identificados. 
  • Em todos os pontos de Abastecimento terá 1 Tambor para coleta de lixo. 

             Respeite o MEIO AMBIENTE! 

 Ponto de Apoio EQUIPES: O apoio externo aos atletas poderá ser realizado apenas nos pontos de apoio pré indicados pela organização do evento. Essa informação será dada no guia da prova, mapas e demais informações que estarão disponíveis para impressão, e será informada no congresso técnico. Atletas que receberem apoio fora destes pontos serão automaticamente desclassificados caso sejam pegos pelos fiscais de prova. 

 

Questões médicas e de atendimento 

 É responsabilidade de cada participante ter um convênio médico para a assistência e cobertura financeira em caso de acidente. As equipes de apoio da organização que trabalham no evento prestarão somente os primeiros socorros e encaminhamento do acidentado para o hospital mais próximo. A partir daí a organização não se responsabilizará mais pelo mesmo. Todas as despesas médico-hospitalares correrão por conta do atleta acidentado. 

 Todos os atletas estarão cobertos pela apólice de seguro de vida e acidentes pessoais. Todo atleta tem direito de requer o Seguro para ressarcimento de eventuais gastos médicos e hospitalares, o pedido deve ocorrer no prazo máximo de 15 dias após o evento, com apresentação de todos os documentos comprobatórios e demais exigências da seguradora. 

 Para solicitação do mesmo o atleta deverá encaminhar e-mail para contato@twinsadventure.com.br que será respondido com todos procedimentos e documentos necessários para dar entrada ao processo. O ressarcimento será realizado pela seguradora do evento, desde que o atleta cumpra com todas exigências necessárias pela seguradora e dentro do prazo por ela estipulado. Eximindo a organização de quaisquer responsabilidade ou ônus além dos limites de cobertura da apólice dos aqui acordados.   

 Os ciclistas ao se inscreverem em suas respectivas categorias devem estar cientes e garantir que estão em dia com a saúde física e mental e em plenas condições de participarem do desafio. A organização da prova reserva-se o direito de impedir que um ciclista continue a prova ao receber conselho médico, paramédico, bombeiro ou qualquer outro reconhecido pelos organizadores da prova quanto o seu não prosseguimento. E esta decisão dos organizadores da prova a este respeito será final, em beneficio da segurança e integridade do participante. 

 

Segurança 

 Em caso de emergência, avisar o apoio mais próximo e acionar o resgate. Lembramos que devido ao difícil acesso de alguns trechos do circuito, a equipe de resgate do evento utilizará dos meios de transporte disponíveis, os quais possuem limitações quanto à velocidade e progressão. Nos trechos mais perigosos dos percursos a organização deixará placas de sinalização indicando para a diminuição da velocidade e cuidado com o terreno. O atleta deverá atender às sinalizações durante toda a prova e respeitar os avisos horizontais, verticais e Staff. Em caso do atleta desrespeitar as orientações, colocando em risco sua integridade física e de outros competidores ou ainda de terceiros, a organização poderá penalizá-lo com a desclassificação ou outras medidas cabíveis. Atletas que não estiverem oficialmente inscritos no evento não terão direito a nenhuma estrutura oferecida pelo evento Desafio dos Rochas (hidratação, alimentação, socorro médico, apoio mecânico e outros serviços). Caso esses atletas causem qualquer transtorno durante a prova, ou coloque em risco a vida dos competidores, a organização tomará as medidas jurídicas cabíveis. 

 

Seguro 

 Todos os participantes estarão cobertos por seguro de vida e acidentes pessoais durante a competição, desde que informem corretamente o nome completo, número do RG e ou CPF na ficha de inscrição online. 

 O evento Desafio dos Rochas não se responsabiliza por informações incorretas preenchidas pelo participante no ato da inscrição. Todos atletas que sofrerem algum acidente durante a prova, terão direito de requer o Seguro para ressarcimento de eventuais gastos médicos e hospitalares, o pedido deve ocorrer no prazo máximo de 15 dias após o evento, com apresentação de todos documentos comprovatórios e demais exigências da seguradora. Para solicitação do mesmo o atleta deverá encaminhar e-mail para contato@twinsadventure.com.br que será respondido com todos procedimentos e documentos necessários para dar entrada ao processo. 

 

Cancelamento da prova: 

 Em caso de cancelamento da prova por motivos de força maior (morte, acidente, condições meteorológicas, etc), os organizadores estarão isentos de qualquer tipo de indenização que não seja apenas e somente a devolução da taxa de inscrição. 

 

Adiamento de prova: 

Em caso de adiamento da prova por motivos de força maior, tal como condições climáticas severas, enchentes, desmoronamentos, doenças epidemiológica e/ou outros, que de alguma forma possam por em risco a integridade dos atletas, sendo a decisão tomada pela comissão organizadora e comunicada com até 7 dias de antecedência a todos os atletas devidamente inscritos para seus endereços eletrônicos cadastrados, sendo ainda os organizadores isentos de qualquer tipo de indenização que não seja apenas e somente a devolução da taxa de inscrição descontado a taxa de serviço do sistema de inscrição/pagamento (10%) em caso de solicitação de reembolso por parte do atleta no prazo de 60 dias após o comunicado. Posteriormente a organização fica responsável de comunicar uma nova data para a realização da competição. 

 

Direito de imagem 

 Ao participar deste evento, cada participante está incondicionalmente aceitando e concordando em ter sua imagem ou nome, divulgada através de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet e televisão, ou qualquer outro meio de comunicação, para usos informativos, promocionais ou publicitários relativos à prova, sem acarretar nenhum ônus aos organizadores, patrocinadores ou meios de comunicação e ainda não sendo necessária sua autorização previa ou posterior, abrindo mão de quaisquer pedido de indenização. 

 

Reclamações 

 Quaisquer reclamações devem ser apresentadas por escrito e entregue aos organizadores após o ciclista ter cruzado a linha de chegada, dentro do período de tempo alocado e estabelecido abaixo. Um depósito de R$ 250,00 deve acompanhar qualquer reclamação, antes mesmo de ser considerada. Se a reclamação for considerada procedente, o depósito será devolvido. Se a reclamação for indeferida, o depósito será mantido e doado para o desenvolvimento e melhoramento da prova. 

Reclamações devem ser apresentadas no prazo de 15 minutos após o ciclista cruzar a linha de chegada. Reclamações sobre resultados devem ser apresentados no prazo de 30 minutos depois da divulgação dos resultados. 

Todos os participantes ao se inscreverem no evento Desafio dos Rochas estarão automaticamente concordando com todas as regras acima. 

 

Sejam Bem Vindos 

DESAFIO DOS ROCHAS – 2022